A VERDADEIRA LUZ: Nele (o Senhor Jesus) estava a vida, e a vida era a luz dos homens; a luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela. Pois a verdadeira luz, que ilumina a todo homem, estava chegando ao mundo e o mundo não o conheceu. João 1:4,9,10

A BOA SEMENTE E O JOIO: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeou boa semente no seu campo; mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. Mateus 13:24.25

domingo, 9 de junho de 2019

QUEM GUIA OS TEUS PASSOS? Pr.Vilmar Paulichen

“Ó Senhor, eu sei que ao homem não pertence seu próprio caminho, nem lhe compete traçar seus passos” Jeremias 10.23
Saber de onde viemos, porque estamos aqui e para onde vamos é um dos nossos maiores anseios. Quem não gostaria de entender o propósito da sua existência. Mesmo com todo o desenvolvimento tecnológico/científico, o homem não sabe o porquê foi criado. A Bíblia diz que nós fomos criados para a glória de Deus – Isaías 43.7. Viemos de Deus, para a glória de Deus, para voltar a Deus.
Vive melhor quem reconhece Deus nos seus planos. Sem Deus, vivemos perdidos. Sem Deus não há esperança, e sem esperança, a vida se resume a “comer, beber e morrer” (1 Cor.15.32). As pessoas dizem “se Deus quiser” quando pensam no futuro, mas a maioria fala da boca para fora (Tg.4.14,15). Deus não quer que ninguém morra sem salvação (2 Pe.3.9).
O pecado atrapalha entender que Deus nos criou para a sua glória. O pecado faz viver como se Deus não fosse necessário. O pecado faz viver como se fôssemos independentes. Mas a Bíblia garante que a vida, a respiração e todas as coisas vêm de Deus, “pois nele vivemos, nos movemos e existimos...” (At.17.25,28). Quem crê em Deus, também deve acreditar que não vive sem Deus.
O caminho do incrédulo é motivado pelo egoísmo, ambição, competição, inveja, orgulho. Se em algum momento o incrédulo faz uma oração, seu maior desejo é satisfazer o próprio prazer (Tg.4.3).
Mas quem acredita no Senhor é motivado pelo amor incondicional que tem por Deus e pelo desejo de servir ao próximo (1 Cor.9.22,23). O pecado atrapalha, mas cada um tem a capacidade para escolher e planejar com sucesso, desde que Deus faça parte dos planos.
Ser realizado não significa ser rico. Muitas das pessoas mais felizes desse mundo nunca acumularam riqueza, nem vão acumular porque seu maior tesouro é ter Jesus Cristo no coração. O amor à riqueza não realiza ninguém. O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males (1 Tm.6.10). Quem vive com Deus já tem a maior felicidade. Riquezas acumuladas por cobiça e egoísmo não dão significado à vida (Tg.5.3), e nos afastam de Deus (Lc.18.22,23).
Faça planos que valorize a vontade do Senhor (Pv.16.9). Obedecer a Deus significa viver livre da ansiedade que escraviza o mundo. Quem tem Deus, tem paz (Fp.4.6,7), pois, por mais ansioso que o homem viva, ninguém consegue acrescentar uma hora que seja à sua vida (Mt.6.27). Feliz quem vive sabendo que foi criado para a glória de Deus (Sl.51.10).
Viver para a glória de Deus é ter, no coração, a verdade que liberta (Is.29.13,15), é ter coragem e confiança (1 Jo.3.14,15), é ter paz (Rm.5.1,2). É maravilhoso deixar Deus guiar os passos. Portanto seja prudente. Deixe Deus guiar sua vida. Você verá a diferença que isso faz, na hora da tempestade (Mt.7.24,25).
Pr.Vilmar Paulichen

Nenhum comentário:

Postar um comentário