A VERDADEIRA LUZ: Nele (o Senhor Jesus) estava a vida, e a vida era a luz dos homens; a luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela. Pois a verdadeira luz, que ilumina a todo homem, estava chegando ao mundo e o mundo não o conheceu. João 1:4,9,10

A BOA SEMENTE E O JOIO: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeou boa semente no seu campo; mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. Mateus 13:24.25

quinta-feira, 21 de março de 2013

Como medir o sucesso?



Escrito e postado por Jean-Louis
 
"Um ato de amor que resulta em fracasso é tâo bem parte da vida divina quanto um ato de amor que consegue, pois o amor é medido pela plenitude, não pela recepção." Harold Loukes.

Você já se sentiu um pouco triste ou ignorado quando seus esforços no seu serviço para o  Senhor não estavam produzindo fruto que era tangível na vida das pessoas que você servia? Você já se perguntou se havia algo de errado em seus métodos ou mesmo se o Senhor não estava abençoando seus esforços e você duvidou se você estivesse firme no centro da vontade dEle? Você ja se sentiu desanimado com o aparente fracasso de seu ministério?


Ou será que sua crítica auto-infligida poderia se transformar em uma auto-justificação compreensível, uma derrota auto-imposta que causa você abandonar a luta. "No final das contas, o Senhor não me abençoou com o dom de evangelismo", você poderia argumentar. Olhe para todos os ministérios que conseguem alcançar o sucesso, com multidões esperando em filas para participar da mais recente atração de operações humanas  de redes de pesca.



 Falando metaforicamente, nem todos os pescadores tem um negócio de pesca com grandes redes e frotas de barcos para transportar uma pesca abundante e também é possível que todos os que começam com o chamado inicial e as benções de Deus não acabarem com as recompensas finais para um serviço fiel.

Então, e eu? Tudo o que tenho são duas mãos, uma boca, a Palavra de Deus e o Espírito Santo para ajudar-me. Meu amigo, você tem tudo que você precisa para ser talvez não um capitão aparentemente bem sucedido de uma frota de barcos de pesca, mas você pode ser um fiel pescador porque Deus tem chamado você para atirar o seu pão sobre as águas e não se preocupar com o tamanho da pesca. 



 Por outro lado, você pode ser dotado pelo Senhor para alimentar os peixes em vez de pegá-los. Não estamos no negócio de matar os peixes. O peixe já está morto. Claro, fisicamente, ele pula, nada, come e reproduz como qualquer peixe normal. Então por que nós somos surpreendidos quando o peixe escapa o anzol e sume nadando?

Nós pensamos que o anzol é tão importante quanto à isca? Nós lamentamos que o peixe fugiu? Talvez nós entendemos o processo de trás para frente em nossas tentativas de atrair as pessoas a Jesus.

Nós deveriamos alegrá-nos quando o peixe se afasta com a isca, a Palavra de Deus, o alimento real que um dia lhe concederá vida e imperceptivelmente, mas certamente a ajudará chegar mais perto do dia quando a palavra de Deus produzirá sua obra milagrosa do novo nascimento e da salvação eterna. Então, eles vão crescer mais e mais fortes e grandes e vão se reproduzir.

Paulo em I Coríntios disse que um obreiro planta a semente, outro rega, de acordo com a tarefa que Deus.  “De modo que nem o que planta nem o que rega é alguma coisa, mas unicamente Deus, que efetua o crescimento. O que planta e o que rega tem um só propósito, e cada um será recompensado de acordo com o seu próprio trabalho Pois nós somos cooperadores de Deus; vocês são lavoura de Deus e edifício de Deus. I Cor 3:7-9.

Voltando à citação inicial acima, se o seu serviço a Deus e a seu próximo é um ato de amor feito em fé e obediência à nosso Senhor Jesus pode parecer-lhe um fracasso devido à aparente falta de resultados imediatos, pode ser que a pessoa que foi o objeto de seu amor não recebiu a mensagem do Evangelio, mas isso não anula seu compromisso inabalável e sua ação na fé e no amor. Isso só poderia ser uma questão de tempo. Mais cedo ou mais tarde, para cima ou para baixo o fluxo da vida, outro pescador vai continuar seu trabalho fielmente e trazer o peixe no lugar certo, sã e salvo sem feridas dos pescadores sem escrupulos usando iscas falsas e grandes anzóis e arpões que machucam os peixes.

Tomando o exemplo do grande missionário à Índia, William Carey cuja biografia eu recomendo: "depois de sete anos de incansável trabalho duro na Índia Carey ainda não tinha uma única conversão!" No entanto, confiava na palavra de Deus para sua vida e ele cita, no texto de um sermão histórico em Isaías 54:2-3: Amplia o lugar da tua tenda, e estendam-se as cortinas das tuas habitações; não o impeças; alonga as tuas cordas, e firma bem as tuas estacas. Porque trasbordarás para a direita e para a esquerda; e a tua posteridade possuirá as nações e fará que sejam habitadas as cidades assoladas.
E isso é exatamente o que ele fez.

Paulo, Apolo, todos os discípulos e os grandes homens de Deus ao longo da história podem ser usados como bons exemplos (veja a lista na galeria da fé em Hebreus 11).
No entanto, o melhor exemplo de alguém que agiu com o maior desinteressado tipo de amor que poderia ter sido visto como um fracasso foi nosso Senhor Jesus Cristo. Ele passou 33 anos de sua curta vida, e segundo Isaias 53: 2,3:” foi crescendo como renovo perante ele, e como raiz que sai duma terra seca; não tinha formosura nem beleza; e quando olhávamos para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos. Era desprezado, e rejeitado dos homens; homem de dores, e experimentado nos sofrimentos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum”.

Imagina como a vida dEle parecia um fracasso nos olhos do mundo descrente. Ele foi oprimido, afligido, e não reclamou. Ele foi traído, morreu por causa do falso testemunho das testemunhas mentirosas. Ele morreu a morte dos piores criminosos. E ele fez isso por amor do Seu Pai e amor para você e para mim. Ele trabalhou e foi fiel até a morte, mas não em vão, porque olhe que bela herança – obtenção do perdão do pecado, resgate do castigo eterno e a promessa do Espírito Santo e da vida eterna com Ele - ele ganhou para os milhões de crentes que confiam nEle. Esta é a grande vitória do seu sacrifício na Cruz.

Se você confiar nEle com a sua vida Ele pode transformar seus aparentes fracassos em vitórias. Não olhe os resultados imediatos, avaliando seu desempenho com a reação das pessoas quando você compartilha a verdade com outros. I Timóteo 04:15,16. Ocupa-te destas coisas, dedica-te inteiramente a elas, para que o teu progresso seja manifesto a todos.  Tem cuidado de ti mesmo e do teu ensino; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.

Deus é um pai amoroso, bom e terno que gosta de recompensar seus filhos fíeis e obedientes com surpresas grandes e pequenas, em resposta a nossas orações.


Isso é o que a palavra diz respeito a plenitude, amor, fé e obras. Colossenses 1:19: “Pois foi do agrado de Deus que nele habitasse toda a plenitude ";
“Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade, 10 e, por estarem nele, que é o Cabeça de todo poder e autoridade, vocês receberam a plenitude”. Col 2:9, 10.

 “Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão nem a incircuncisão vale coisa alguma; mas sim a fé que opera pelo amor”. Galatas 5:6


 “E tudo quanto fizerdes, fazei-o de coração, como ao Senhor, e não aos homens”. Colossenses 3:23.

Jean-Louis.
Read more:

Nenhum comentário:

Postar um comentário